O bruxismo é um problema odontológico caracterizado pela ação de apertar ou ranger os dentes durante o dia ou a noite. As causas desse quadro são várias, porém, as mais comuns são distúrbios psicológicos ou físicos.
Você sente dores de cabeça ou no maxilar com frequência? Então continue lendo e saiba como essa doença se manifesta e por que seu tratamento pode te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida!
Causas do bruxismo
O bruxismo pode ser causado pela ansiedade, o estresse ou a raiva, já que esses quadros psicológicos estimulam a tensão dos músculos faciais, gerando pressão sobre os dentes.
Dores de dente ou de cabeça também podem causar sintomas de bruxismo, especialmente em crianças, pois elas pressionam a musculatura a qualquer sinal de dor.
O bruxismo pode, ainda, ser um efeito colateral do uso de medicações mais pesadas, como alguns antidepressivos ou ansiolíticos ou uma complicação de doenças como o Parkinson.
Fatores de risco
Além das causas citadas acima, o risco de se desenvolver bruxismo aumenta com a presença de alguns fatores:
- Estilo de vida estressante;
- idade avançada;
- personalidade hiperativa;
- consumo regular de bebidas alcoólicas ou tabaco;
- e uso de drogas.
Sintomas mais comuns
Além de ranger ou apertar os dentes, existem ainda outros sintomas comuns nesse quadro. São eles:
- A presença de dentes achatados, fraturados ou soltos;
- esmalte do dente desgastado;
- sensibilidade dentária;
- dores frequentes na face, na cabeça ou no ouvido;
- recuos de língua;
- e transtornos alimentares, irritabilidade, depressão e insônia, em casos graves e mais avançados.
O tratamento do bruxismo
O tratamento do bruxismo é realizado após a avaliação de um dentista, um clínico ou um psiquiatra, que identifica os sintomas desse quadro clínico. Depois de listar o histórico médico do paciente e as possíveis causas do sintoma, é necessário iniciar o tratamento para evitar rangir os dentes e aumentar a dor.
O dentista faz então, sob medida, uma placa de silicone que é usada no período da noite para proteger os dentes do paciente do atrito. Isso pode ajudar a diminuir as dores que são passadas para os músculos da face e para a região da cabeça.
Por que tratar o bruxismo melhora a sua qualidade de vida
Como o bruxismo pode ser uma consequência do estresse, outro tratamento para esse quadro clínico é trabalhar o relaxamento com ajuda de acompanhamentos psicológicos, rotinas menos estressantes e, em casos mais graves, auxílio de medicamentos.
Algumas práticas que ajudam a diminuir os sintomas do bruxismo são:
- Fazer compressas de gelo ou água quente na musculatura do rosto;
- seguir uma dieta branda e mais macia;
- beber bastante água;
- dormir bem;
- praticar atividades físicas regularmente;
- e alongar os músculos da face.
Os benefícios desses cuidados durante o tratamento são vários: além de reduzir as dores na face e na musculatura, o paciente recupera a qualidade da saúde dos seus dentes, evitando, a longo prazo, apresentar sintomas odontológicos mais graves como o desenvolvimento de dentes sensíveis ou o aumento do risco de queda da coroa dentária.
Você acredita estar apresentando sintomas de bruxismo? Quer melhorar a sua qualidade de vida com a ajuda de tratamentos para diminuir os desconfortos desse quadro clínico? Procure a ajuda de um especialista!
Oi quero lhe parabenizar você pelo seu artigo escrito, sou a Roberta de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos.