Você sabe o que é disjunção palatina?

disjunção palatina

Não há dúvidas de que o rosto e o sorriso são o seu cartão de visita mais valioso das pessoas, que interfere diretamente na autoestima, nas relações interpessoais e, inclusive, profissionais. Imperfeições nos dentes centrais ou um maxilar assimétrico, além dos problemas respiratórios e com a mastigação, podem ser fontes de constrangimento para quem os possui. Vamos falar sobre a disjunção palatina no artigo de hoje, saiba mais!

O que é a disjunção palatina?

O termo pode lembrar algum tipo de disfunção ou de deformidade na boca, mas é justamente o contrário. Na verdade, a disjunção palatina é um tratamento necessário para quem possui o maxilar superior muito estreito ou o prognatismo, que é a projeção do queixo para a frente. Dessa forma, apresentam imperfeições na arcada dentária, o que, consequentemente, as fazem sofrer com mordidas cruzadas, problemas estéticos e outros males referentes à formação óssea da parte inferior do crânio.

Como é realizado o tratamento?

Após a constatação de que a intervenção é realmente necessária, separadores de borracha são colocados entre os dentes. Depois de causarem o efeito desejado, eles são substituídos por um aparelho fixado no céu da boca por meio de bandas encaixadas, normalmente, nos molares ou nos pré-molares.

Feito esse procedimento, o disjuntor força a separação do maxilar superior pelo acionamento diário do próprio paciente, de acordo com as indicações do ortodontista. Esse acionamento é realizado pela movimentação do parafuso central do disjuntor, por meio de uma chave específica.

A separação do palato

A separação do palato (ou céu da boca) é confirmada pelo aparecimento do diastema central. Ou seja, a separação dos dentes incisivos centrais. Após essa constatação, é necessária a permanência do aparelho por alguns meses, para que o vão resultante da movimentação se calcifique.

Intervenção cirúrgica

A intervenção cirúrgica na disjunção palatina pode ser inevitável para que seja necessária a atuação do aparelho ortodôntico, fixado nos dentes ao final do tratamento. Normalmente, ela é feita após a calcificação da sutura resultante da ação do disjuntor.

Quais são os cuidados a serem tomados?

Como a disjunção palatina envolve um aparelho que fica em contato direto com o céu da boca, o cuidado para que infecções por bactérias sejam evitadas deve ser constante. O uso de enxaguantes bucais e uma agulha sem seringa para que a higienização seja feita diretamente no local são altamente recomendados. Outro aspecto a ser ressaltado é que, em caso de dor por um período maior do que o explicado pelo dentista ou em caso de sangramentos, um profissional deve ser procurado imediatamente!

Qual é o tempo de tratamento e os resultados alcançáveis?

Como estamos falando de um tratamento conservador, que busca ser o mais indolor possível, o procedimento completo de disjunção palatina pode chegar a 5 anos, variando de caso para caso. Mas os resultados fazem com que a expressão facial dos pacientes seja totalmente diferente, o que favorece a saúde, a estética e a autoestima já nos períodos iniciais.

Dúvidas a respeito do procedimento de disfunção palatina ou testemunhos a respeito do tratamento? Aproveite os comentários e compartilhe-os com a gente!

Deixe um comentário