É possível fazer um tratamento ortodôntico de forma mais rápida?

Tratamento ortodôntico rápido

Um dos grandes motivos que levam as pessoas a desistirem do tratamento ortodôntico — aquele utilizado para correção da posição dos dentes ou do desenvolvimento mandibular, por exemplo — é a duração do tratamento convencional que, em alguns casos, demoram, aproximadamente, 36 meses (ou até mais). No entanto, novas tecnologias empregadas no desenvolvimento de equipamentos ortodônticos podem oferecer um tratamento rápido, menos doloroso e esteticamente melhor. Portanto é, sim, possível fazer um tratamento ortodôntico rápido.

Quer saber como? Veja a seguir!

Aparelho ortodôntico fixo

O aparelho ortodôntico convencional é composto de bandas, de fios e de braquetes, que se arranjam pressionando os dentes para corrigir a sua posição. Assim, as bandas são fixadas em volta dos dentes para servir como âncora para o aparelho.

Na parte externa do dente, é preso um braquete, por onde passa o fio metálico (ajustado ao braquete pelas borrachinhas), que se ligará às bandas. Dessa forma, ao apertar o fio metálico, todo o sistema é tracionado, causando pressão aos dentes e movimentando-os para a posição correta.

Nesse tipo de tratamento, é importante que o paciente vá ao consultório uma vez por mês para que seja feito os ajustes necessários. O tempo médio de tratamento, como dito no início do texto, pode chegar a 36 meses.

Aparelhos auto ligados

Tratamento ortodôntico rápidoNos últimos anos, uma das grandes novidades para a ortodontia é o desenvolvimento dos aparelhos auto ligados, que entram no mercado para substituir os aparelhos fixos convencionais. Eles consistem em braquetes auto ligados, que dispensam a necessidade de amarras metálicas e de borrachinhas para a fixação do fio, resultando em um trabalho esteticamente melhor.

Os fios metálicos, utilizados no aparelho convencional, são substituídos por fios ortodônticos termo ativados, de alta tecnologia, que se ajustam com a variação da temperatura bucal. Assim, eles diminuem a necessidade de visitas ao consultório odontológico, que podem ser realizadas a cada três meses.

Outra característica importante dos aparelhos auto ligados é que eles são mais leves e mais discretos, o que agrada a maioria dos adultos, que não se identificam com a estética dos aparelhos convencionais e, por isso, evitam o tratamento. Além disso, por dispensar as amarras metálicas, o aparelho ortodôntico auto ligado permite que a higienização bucal seja mais simples e mais eficaz.

Retirada de dentes: reduzida

Além dos pontos positivos já mencionados, podemos destacar mais um que, com certeza, tem grande relevância. O uso de braquetes auto ligados reduz a necessidade de retirada de dentes saudáveis, prática comum no tratamento ortodôntico tradicional, para possibilitar a expansão do arco dentário. Em geral, o tratamento ortodôntico rápido, utilizando braquetes auto ligados, pode diminuir muito o tempo de tratamento, em alguns casos, é possível conclui-lo em apenas 6 meses, sendo que, na maioria das vezes, não ultrapassa 18 meses.

Mini-implantes ortodônticos

protocolo de branemark

Os mini-implantes ortodônticos, também conhecidos como micro parafusos ortodônticos, são estruturas de titânio muito pequenas, que podem ser instaladas na mandíbula, na maxila ou no palato. Eles servem como ponto de apoio, ou ancoragem, para puxar ou empurrar os dentes para a posição desejada de forma mais eficiente e previsível. Ele é pequeno, de fácil instalação e, por tornar o tratamento mais eficiente, evita prejuízos nos dentes adjacentes.

Por fim, ressaltamos que é possível realizar um tratamento ortodôntico de forma mais rápida. Para isso, basta que o profissional conduza o tratamento utilizando os recursos disponíveis no mercado.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Entre em contato em nosso site ou marque uma consulta!

Deixe um comentário