O aparelho ortodôntico é um tratamento muito importante para quem precisa reordenar o posicionamento dos dentes na arcada dentária por motivos funcionais ou estéticos.
Seus resultados trazem ganhos não apenas para a saúde do paciente, mas também sua autoestima.
O problema é que, durante o tratamento, o aparelho muda o visual de quem o usa, daí a resistência de muita gente em investir nesse procedimento.
Se você precisa usar aparelho mas está um pouco receoso por esse ou outros motivos, saiba, qual costuma ser tempo de uso ideal de cada tipo de aparelho ortodôntico!
Aparelho ortodôntico fixo de elástico
A ortodontia não é uma ciência exata, e, como em praticamente qualquer outro campo médico, tudo pode ser influenciado por características individuais do paciente, ou seja: “cada caso é um caso”.
Por isso, apenas o seu ortodontista poderá fazer uma estimativa mais precisa do tempo pelo qual você vai precisar usar o aparelho.
Portanto é possível se ter uma noção, dependendo do tipo de tratamento usado.
No caso dos aparelhos fixos de elásticos — também chamados de modelos convencionais —, por exemplo, o tempo de uso costuma ser, normalmente, de até 36 meses.
Pode ser que esse prazo pareça bem longo para você, mas ele é considerado necessário, já que o movimento realizado por esse aparelho na arcada dentária é lento e cuidadoso, evitando riscos para a saúde dos seus dentes.
Aparelhos fixos com brackets autoligados
Os aparelhos fixos com brackets autoligados são uma versão mais moderna dos modelos convencionais.
Eles permitem maior ação na movimentação da arcada dentária sem grandes consequências para a saúde dos dentes.
A tecnologia mais moderna torna esse tipo de aparelho um pouco mais caro do que a sua versão convencional, mas o tempo médio estimado para o seu uso é de, aproximadamente, 6 a 24 meses.
Aparelho ortodôntico móvel
Os aparelhos móveis são aqueles que podem ser removidos ao longo do dia, sem a necessidade de ficarem presos à estrutura dos dentes o tempo todo.
Essa característica faz com que esse tipo de aparelho seja usado em casos menos graves de reposicionamento dentário ou ósseo ou em crianças cuja arcada ainda está em formação.
O prazo para uso do aparelho móvel pode durar entre 3 a 12 meses, com possibilidade de prorrogação desse tempo ou então do uso de aparelho fixo após este tratamento para garantir o posicionamento correto dos dentes.
Não acelere o uso do aparelho
Os prazos estabelecidos para o uso de cada tipo de aparelho são extremamente importantes para garantir a movimentação correta dos dentes e da sua estrutura óssea.
Quando a movimentação é feita de maneira brusca para poder acelerar o tempo de uso, os dentes podem sofrer consequências como a reabsorção óssea ou dores.
Entender a importância do uso do aparelho e repeitar o tempo necessário para sua ação é essencial para garantir a o bom resultado final!
Você está usando ou vai precisar usar um aparelho ortodôntico para consertar o seu sorriso?
Independentemente do tempo em que você precisar usá-lo, saiba que o tratamento valerá a pena!