Dentadura fixa: o que é e quais são suas vantagens

Dentadura fixa
Falar de dentaduras, próteses e implantes dentários são assuntos que, para muitos, são direcionados a pessoas da terceira idade. No entanto, engana-se quem acredita que o envelhecimento é, único e exclusivamente, a causa da perda de dentes. Há sim uma forte relação dessas perdas com pessoas de mais idade, no entanto, as causas delas são, em geral, devido à falta de higiene bucal, doenças na gengiva e traumas. Portanto, este pode ser um assunto do interesse de qualquer um, afinal, todos estão sujeitos, independentemente da idade, à perda dos dentes. Existe ainda, em nossa sociedade, um certo preconceito com o assunto, pois muitas pessoas têm fixo em suas mentes aquela tradicional prótese dentária removível, causadora de constrangimentos em diversas situações. No entanto, com os avanços feitos nos últimos anos, o surgimento de novas opções de tratamento têm trazido conforto, segurança e mais qualidade de vida. Já ouviu falar sobre a dentadura fixa? Confira o nosso post de hoje e fique por dentro dessa forma de tratamento e das vantagens que ela proporciona!

O que é uma dentadura fixa?

Primeiramente, é necessário fazer uma distinção entre prótese e implante dental, pois ambos são facilmente confundíveis. A prótese dental, a grosso modo, seria a réplica do dente que será substituído e, dessa forma, pode ser de um único dente, de uma ponte (2 ou mais dentes) ou total (troca de todos os dentes). O implante dental é uma peça, geralmente de cerâmica, que teria a função de substituir a raiz do dente, ou seja, serviria para suportar a prótese dentária, garantindo mais firmeza. A associação desses dois componentes trouxe um novo conceito para o mercado, que é conhecido como dentadura fixa. Assim, diferente das dentaduras convencionais, removíveis e menos aderentes à gengiva, a prótese fixa é feita por um implante dental, inserido no osso maxilar por meio de um procedimento cirúrgico. O preço de uma dentadura fixa varia muito e depende, basicamente, do tipo de material utilizado e da quantidade de dentes a serem substituídos. Geralmente, utiliza-se um implante para a inserção de um único dente; de dois a quatro implantes para inserção de uma ponte; e de quatro a seis implantes para a prótese total.

Quais são as vantagens da dentadura fixa?

Sem dúvida alguma esse procedimento trouxe muitas vantagens às pessoas que utilizavam próteses dentárias convencionais que, devido à baixa aderência à gengiva, causavam danos à mucosa e, muitas vezes, situações constrangedoras. A prótese fixa garante conforto e segurança nas atividades cotidianas, como falar em público, sorrir e comer. Devido ao fato de estar fixada ao implante dental, não sofre deslizamentos e nem pode ser removida. Além disso, no caso da prótese total, os dentes podem ser esculpidos individualmente, garantindo um resultado estético superior e mais natural. Ficou interessado em saber mais sobre esse procedimento? A nossa clínica odontológica é especializada nas mais diversas áreas: Odontologia Estética, Ortodontia, Implantodontia, Reabilitação Oral, Endodontia, Odontologia do Sono e Disfunção Temporomandibular (DTM). Acesse o nosso site ou faça uma visita ao nosso consultório!