6 mitos e verdades sobre implantes dentários que você precisa entender

Nos últimos anos, os implantes dentários se tornaram procedimentos menos invasivos, mais rápidos, menos dolorosos e até mais baratos.

Sua popularização é a melhor solução no caso da perda dentária.

Por isso, há quem diga até que estamos na Era dos Implantes, com a dentadura e as próteses perdendo espaço para os implantes devido ao resultado mais seguro e definitivo que eles oferecem.

Apesar disso, muitos mitos sobre os implantes dentários acabam se espalhando e levando informações incorretas a quem se interessa pelo procedimento.

Quer descobrir o que é verdade e o que é mito? Confira o nosso post!

Os implantes dentários não são recomendados para crianças: verdade

A formação óssea, inclusive da arcada dentária, só chega ao fim ao final da adolescência — entre os 17 e os 19 anos.

Portanto, só nessa época o tecido ósseo estaria realmente maduro para receber o implante e fixá-lo corretamente.

No entanto, há casos especiais em que eles podem ser realizados antes, sendo necessária uma avaliação completa pelo dentista.

Diabéticos não podem realizar implantes dentários: mito

A diabetes é uma doença sistêmica que prejudica a vascularização de todos os órgãos e aumenta o risco de infecções, mas se estiver controlada não é contraindicação para a realização de implantes dentários.

O organismo pode rejeitar o implante dentário: mito

O implante dentário é feito de titânio, um material inerte completamente compatível com o tecido ósseo.

Assim, o organismo não consegue gerar uma reação de rejeição contra o implante.

Contudo, isso não significa que todos eles são bem-sucedidos.

Uma das principais causas do insucesso é a baixa qualidade óssea, com o tecido da arcada não conseguindo fornecer a sustentação necessária para o implante.

O implante dentário dura para sempre: verdade

Se todos os cuidados de higiene bucal forem seguidos e houver um acompanhamento regular com o dentista, o implante dentário pode durar para sempre, ganhando até dos dentes reais.

Existe implante dentário sem cortes: mito

A confusão por trás desse mito é até bem fundamentada, já que uma das melhores técnicas usadas para o implante dentário é conhecida como “implante sem cortes” ou “implante sem dor”.

Mas a verdade é que o implante sem cortes nada mais é do que um implante guiado;

Através de imagens tomográficas e de um programa de computador, o dentista consegue planejar todo o procedimento e realizar assim um corte menor na gengiva.

Dessa forma, a técnica é realmente menos invasiva, menos dolorosa, e traz menos complicações, mas não deixa de usar cortes, já que é necessário acessar o tecido ósseo embaixo da gengiva.

É possível repor todos os dentes com implantes dentários: verdade

Quem perdeu todos os dentes da boca ou de uma arcada dentária também pode se beneficiar dos implantes dentários, não ficando limitado ao uso de dentaduras.

E não, não é necessário realizar um implante para cada dente.

Nesses casos, o mais indicado costuma ser o chamado implante tipo protocolo de Branemark, no qual todos os dentes de uma arcada podem ser fixados em apenas quatro implantes dentários.

Interessou-se pelo assunto? Que tal conferir mais detalhes sobre o implante sem cortes?

Lembre-se de procurar o seu dentista para tirar dúvidas sobre qual o melhor implante dentário para você!