Dentes sensíveis é um problema que afeta pessoas de todas as idades, trazendo grande desconforto ao ingerir bebidas ou comidas geladas ou quentes.
A dor, semelhante a um choque, pode ser ocasional ou crônica, e muitas vezes a pessoa acaba se acostumando com o problema, sem nunca imaginar que pode ter solução.
É importante saber que podem existir várias causas para a sensibilidade nos dentes.
Em primeiro lugar é o desgaste do esmalte do dente, que pode ser consequência da alimentação (alimentos ácidos), de trauma (escovação com muita força) ou de transtornos como o bruxismo (ranger dos dentes durante a noite).
Além disso, outras causas podem ser infiltrações ou rachaduras em restaurações e diminuição do esmalte dos dentes por conta da idade.
Independentemente da causa, no entanto, existem alguns fatores que podem suavizar ou agravar o problema. Para esclarecer, veja algumas dicas que podem ajudar na tarefa de cuidar dos dentes sensíveis:
Dentes sensíveis, tudo começa com a alimentação
Alimentos e bebidas ácidos, como laranja, limão e abacaxi, e até mesmo o vinagre usado para temperar a salada podem agravar o problema.
Refrigerantes, energéticos e isotônicos também não devem entrar em contato com os dentes. Se for consumir essas bebidas, use canudinhos.
Não descuide da escovação
Se você sofre de sensibilidade nos dentes, use escovas do tipo macia ou ultramacia, com cerdas arredondadas.
A escovação deve ser feita com movimentos circulares, suaves, sem aplicar muita pressão. Evite escovar com movimentos horizontais ou com muita força, e não se esqueça de usar fio dental.
Mesmo durante a fase de maior sensibilidade, não deixe de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.
Use aliados da boa escovação
Além de escolher uma escova adequada, você também pode recorrer a cremes dentais especiais, que contêm ingredientes que diminuem a sensibilidade.
Existem no mercado diversas marcas com esse propósito, e seu dentista poderá te indicar o mais indicado para o seu caso.
O enxaguante bucal também merece uma atenção especial.
Os produtos comerciais mais comuns são contraindicados em caso de hipersensibilidade, mas seu dentista pode recomendar um enxaguante adequado.
Fuja das soluções caseiras
Bicarbonato de sódio, chás ou soluções caseiras de clareamento, além de não resolver o problema, ainda podem aumentar o desgaste do esmalte ou acarretar outros problemas. Desconfie de soluções milagrosas.
Tenha no seu dentista um aliado para cuidar dos dentes sensíveis
Todos esses fatores podem diminuir a sensibilidade ou agravar o problema, mas não resolvem a causa.
A atitude mais importante a ser tomada é procurar um dentista de confiança e buscar os motivos da hipersensibilidade.
Para cada problema há uma solução específica, e muitas vezes o tratamento é simples:
Os casos de infiltrações ou trincas em restaurações são resolvidos em apenas uma sessão, trazendo alívio quase imediato para a dor.
Os casos de bruxismo, por outro lado, podem exigir o uso de placas especiais na boca durante a noite — feitas de acrílico, elas absorvem o atrito nos dentes e protegem o esmalte. Também pode ser necessário um tratamento de caráter mais definitivo, para corrigir o encaixe dos dentes. Isso é feito com o uso de aparelhos ortodônticos, com o desgaste seletivo do esmalte do dente ou até mesmo com a construção de restaurações em todos os dentes para produzir um novo encaixe e resolver o problema.
Outro procedimento que pode ser usado em conjunto com os tratamentos no consultório é a aplicação de verniz de flúor, para mineralizar o esmalte; e dentina, para impermeabilizar a superfície.
A sensibilidade nos dentes é um problema muito comum, mas tem solução.
Procure seu dentista e investigue a fundo as causas, para garantir um tratamento eficaz e duradouro.
Com tantas opções para amenizar a sensibilidade nos dentes, ninguém precisa desistir do cafezinho e dos sorvetes!
O que achou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários!