Nosso sorriso é o principal cartão de visitas que carregamos. Atualmente, um importante atributo para uma boa apresentação pessoal no mercado de trabalho é o cuidado que cada pessoa demonstra fisicamente.
Principalmente às pessoas que trabalham diretamente com o público, ter uma boca bem cuidada e saudável é importante para a conquista de boas colocações profissionais, inclusive em processos seletivos e entrevistas.
Portanto, uma boca bem cuidada é, também, artifício gerador de confiança.
Porém, apesar dos avanços e da conscientização crescente com a saúde bucal, a perda de dentes ainda é um problema que afeta grande parte da população mundial.
Além disso, os principais motivos são as lesões, as cáries e as inflamações nas gengivas. Antigamente, o tratamento era feito com dentaduras ou as chamadas pontes móveis.
Mas você sabia que o protocolo de Branemark, utilizado nos implantes, é a melhor solução? Veja por que!
O que é um implante dentário feito pelo protocolo Branemak?
A odontologia tem evoluído a cada dia e quando falamos dos implantes dentários, essa modernização fica ainda mais evidente. Quando há a perda de um dente, fatalmente uma parte do osso também é eliminada.
Ao lançarmos mão de um implante dentário fixo, o dente é substituído e, com isso, a forma do maxilar e mandíbula são mantidas.
Certamente utilizando o protocolo Branemak, o dentista faz a substituição da raiz e insere os implantes, um a um, cirurgicamente.
Mesmo os pacientes que perderam seus dentes há muitos anos e hoje usam a dentadura móvel podem fazer a reabilitação utilizando a prótese fixa tipo protocolo Branemark.
Leia também 6 mitos e verdades sobre implantes dentários que você precisa entender.
Protocolo de Branemark – Como é feito o tratamento?
Esta técnica, utilizada desde os anos 60 e aperfeiçoada a cada dia, é executada em duas etapas, com intervalos que variam de acordo com cada caso. Na primeira etapa, são instalados de 4 a 6 implantes, que servirão como sustentação para a prótese.
Na segunda, são instalados os pilares que receberão novos dentes. Terminados os procedimentos, os pacientes ficam reabilitados para terem uma vida normal.
Protocolo de Branemark – Quais as vantagens da prótese fixa?
Com o protocolo de Branemark, os pacientes que têm problemas dentários conseguem uma melhora significativa na capacidade fonética, na mastigação e na deglutição, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Acidentes com dentaduras ao falar e aquela aparência artificial dos dentes se tornaram coisa do passado.
Saiba mais, Como funciona a manutenção de implantes dentários?
Melhora a saúde oral
Diferente das pontes, com esta técnica de implante não é necessária a redução dos outros dentes. Com isso, seus próprios dentes ficam intactos, melhorando a saúde oral ao logo do tempo. Uma melhora na higiene bucal também é proporcionada, uma vez que os implantes individuais facilitam o acesso entre os dentes.
Dor
Apesar de se tratar de um procedimento cirúrgico, a anestesia é local e os relatos de quem já passou pela experiência é de que os os implantes são menos dolorosos que uma extração dentária. Depois de colocados, as dores que podem surgir eventualmente são tratadas com analgésicos.
Limpeza – Protocolo de Branemark
As pessoas que têm próteses devem ter os mesmos cuidados bucais que as que têm dentes naturais. Fios dentais, escovação após cada alimentação e visitas regulares ao dentista são fundamentais para garantirem a durabilidade das próteses e evitar a formação e o acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente.
A prótese protocolo de Branemark é confeccionada, na maioria das vezes, em resina, um material bastante resistente e capaz de imitar bem o formato de dentes e gengivas. Uma desvantagem é que este material pode manchar quando em contato com alimentos mais pigmentados como beterraba, café e vinho.
Acima de tudo, daí a importância de uma boa higienização logo após as refeições. Alguns acessórios disponíveis no mercado são ideais para higienização da prótese tipo protocolo.
Aliados
Uma delas é uma escova que possui um formato diferenciado que alcança com facilidade a base dos dentes. Outro aliado é o fio dental com uma das pontas mais rígida, como um fio de nylon que facilita a passagem.
A outra extremidade tem aspecto esponjoso que expande e limpa toda a região com delicadeza. O passa fio também auxilia, e muito, na hora da limpeza.
Em suma, o percentual de casos bem sucedidos pode variar de caso a caso, mas é algo que normalmente fica acima dos 90%. Seguindo os cuidados recomendados, os implantes podem durar uma vida inteira.
Precisa de implantes? Como anda a sua saúde bucal? Compartilhe suas experiências e dúvidas pelos comentários!