Um sorriso alinhado, sincero e com os dentes brancos e reluzentes costuma causar uma ótima primeira impressão, por isso, costumamos dizer que o sorriso é o nosso cartão de visitas. O problema é que ter dentes perfeitos é bem raro, mesmo mantendo uma boa higiene.
Existem dentes que são amarelados por natureza ou que, pelo uso excessivo de flúor durante a infância, acabam ficando manchados. Diversos outros fatores também colaboram para que o sorriso não fique tão brilhante: o uso nicotina, a ingestão de cafeína ou alimentos muito pigmentados como a cereja e a amora. Algumas manchas também podem surgir após um trauma em que tenha ocorrido a morte do nervo do dente, e mudanças na coloração dos dentes são naturais conforme envelhecemos.
São vários os fatores que podem nos levar a uma insatisfação quanto ao nosso sorriso, mas a boa boa notícia é que, mesmo assim, existem técnicas que permitem conquistar um sorriso de estrela. Uma delas é a colocação de facetas.
Continue lendo e saiba como as facetas podem te ajudar a deixar o seu sorriso muito mais atraente:
O que são facetas?
As facetas são lâminas maciças feitas sob medida para recobrir os dentes, tornando-os uniformes e brancos. Elas podem ser feitas de resina ou porcelana
Como é realizada a aplicação das facetas?
Existem duas formas de se aplicar as facetas:
Facetas de resina composta
Nessa técnica, o dente é ligeiramente desgastado para que, com a colocação da faceta, a boca não fique saliente: na superfície do dente que receberá a faceta são realizados sulcos microscópicos através de um ácido suave. Um composto de resina no mesmo tom dos dentes vizinhos, é colocado sobre a sua superfície e esculpido na forma do mesmo. A resina é endurecida com o uso de uma luz polimerizadora e, por fim, é polida.
As facetas de resina custam menos do que as de porcelana, e embora sua durabilidade seja um pouco menor, elas ainda duram bastante: cerca de 10 anos.
Coroa de faceta
Aqui, é feita uma coroa no mesmo formato e tonalidade do seu dente. Primeiramente o dente é submetido á um desgaste na parte frontal. A seguir, o odontologista faz um molde do dente, que é enviado ao laboratório de prótese para que, a partir dele, seja fabricada a faceta.
Na próxima etapa, o dente é preparado para receber o revestimento, com o uso de um ácido suave que o deixará o levemente áspero. Por último, a faceta é colada no dente com um cimento especial para esse fim.
As facetas de porcelana têm um custo maior, mas sua durabilidade é de, em média, 15 anos.
As facetas são indicadas para quais casos?
A técnica pode ser usada para o benefício de diversos pacientes, podendo ser usada:
- Quando a intenção é clarear dentes amarelados ou manchados;
- para fechar espaços entre os dentes (diastemas);
- na correção do desalinhamento dos dentes em casos menos graves, em que é possível corrigir sem ajuda de aparelhos ortodônticos;
- na reconstrução de dentes quebrados ou que foram partidos devido a algum impacto;
- e para conquistar um sorriso esteticamente bonito e atraente.
Tanto a aplicação das facetas de porcelana quanto a das de resina gera resultados muito favoráveis, entretanto, é imprescindível consultar um odontologista capacitado na técnica para saber qual deles é o mais indicado para os seus dentes e realizar o procedimento da forma mais segura e eficaz possível.
Ficou interessado nas facetas? Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco para saber mais!