Diastema Central (dente separado): qual a melhor maneira de fechá-lo?

dente separado

Um sorriso bonito e saudável é essencial para qualquer pessoa e, se por um lado somos os grandes responsáveis por cuidar, por tratar e por manter os nossos dentes em perfeito estado, por outro a escovação e as idas periódicas ao dentista às vezes não bastam, sendo necessárias intervenções maiores. O formato dos dentes e a sua posição dentro da arcada são capazes de causar muito desconforto a algumas pessoas, como para quem possui diastemas centrais — o famoso “dente separado”. Por mais bonito que seja o sorriso de alguém, o diastema central acaba roubando a cena e chamando atenção.

Deseja solucionar esse problema? Saiba mais sobre as suas duas opções: o uso de aparelho ortodôntico ou a aplicação de resinas/ porcelana!

O melhor tratamento para diastema central

O primeiro passo é procurar por um ortodontista de sua confiança para que, juntos, possam estudar qual é o melhor caminho a ser seguido. Pela radiografia panorâmica é possível observar as reais causas da diastema.

Quando ele apresenta uma separação muito grande, maior que 3mm, o uso do aparelho ortodôntico fixo é a melhor opção, pois aumentar a largura dos dentes com resinas ou com lentes de contato dentais de porcelana pode deixar o sorriso desproporcional. Para crianças que ainda possuem dentições mistas (dentes de leite e permanentes), a melhor opção é o uso de um aparelho móvel. Ele ajudará a dimensionar a posição correta dos dentes fixos que ainda nascerão.

Aparelho ortodôntico

O uso do aparelho ortodôntico se faz necessário quando, não apenas o paciente apresenta um quadro de diastema central muito grande, mas também quando o alinhamento da sua arcada dentária precisa ser corrigida como um todo. Ou seja, o paciente possui dentes muitos grandes ou muito pequenos e isso causa um desalinhamento em toda a boca. Nesse caso, o uso do aparelho é essencial para que o tratamento atinja todos os problemas ao mesmo tempo.

Vantagem

A possibilidade de tratar mais de um problema ao mesmo tempo. Podemos dizer que o aparelho trata da “raiz” do problema, corrigindo todas as imperfeições e deixando os dentes alinhados. Outra vantagem é a possibilidade de manter a estrutura natural do dente.

Desvantagem

O tempo é maior inimigo para quem coloca aparelho. Geralmente, os tratamentos são a longo prazo e não tem como determinar uma data correta para retirá-lo.

Uso de resina/ porcelana

O uso de resina ou de lentes de contato de porcelana para corrigir defeitos estéticos nos dentes tem se tornando cada vez mais popular em todo o mundo! As lentes de contato, por exemplo, são as queridinhas de artistas que precisam melhorar o seu sorriso do dia para a noite.

Para quem sofre com diastema central e pretende corrigir com resina ou porcelana, é preciso, primeiro, estudar as causas do problema. Principalmente verificar, por meio de simulações junto ao dentista, se, esteticamente, valerá a pena investir nessa opção. Como dissemos no item acima, quando os dentes incisivos são muito separados, com um espaço igual ou superior a 3mm, aumentar as suas proporções pode tornar o sorriso estranho.

Para quem já tem certeza de que essa é a opção mais indicada, a boa notícia é que poderá ter o sorriso dos sonhos em poucas visitas ao consultório. A praticidade e a estética natural que esse tipo de tratamento proporciona é o que mais chama a atenção.

Vantagem

A rapidez que o tratamento é feito é o principal fator. Em poucas sessões, é possível sair do consultório com o sorriso desejado e com a aparência natural. Sem contar que é um método totalmente indolor!

Desvantagem

A manutenção é o principal problema. Manter, tanto as resinas ou as lentes de porcelana quanto os próprios dentes na mesma cor, é um desafio constante! Outro ponto é o cuidado para que não trinquem ou rachem, pois isso pode acarretar em infiltrações.

Em ambos os tratamentos, o resultado é o mesmo: fim do incômodo e do constrangimento causados pelo diastema. O método usado é uma questão de estudo de cada caso: tempo de tratamento, problemas existentes, custos e manutenção. Converse com um profissional de confiança e saiba qual é a melhor opção para o seu caso.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário ou marque um horário com a gente!

Deixe um comentário