Grande parte da população infantil e boa parte dos adultos, quando passam por uma avaliação de um ortodontista, podem precisar contar com o auxílio de um aparelho ortodôntico para regularizar várias situações clínicas relacionadas à arcada dentária. O uso do aparelho não é somente recomendado para fins estéticos: na grande maioria das vezes, os benefícios para o paciente são funcionais, melhorando sintomas e dificuldades relatadas por eles na hora da consulta clínica.
São vários os tipos de aparelhos disponíveis no mercado, e cada um tem uma finalidade específica. Você sabe qual é o tipo de aparelho ortodôntico perfeito para você? Montamos uma pequena lista que classifica os tipos de produtos utilizados em cada tratamento e suas indicações clínicas para te ajudar a identificar o modelo ideal para a sua arcada. Confira!
Aparelho ortodôntico fixo
O aparelho ortodôntico fixo é o tipo mais tradicional de aparelho e o mais utilizado para solucionar problemas comuns de arcada.
O objetivo do seu uso é o alinhamento dos dentes, especialmente quando é necessária uma intervenção maior. Sua principal caraterística é a utilização de fios metálicos e bráquetes, que são fixados no dente e permitem que o ortodontista, regularmente, aperte a estrutura, forçando a movimentação da arcada para seu objetivo final.
O tempo de utilização desse tipo de aparelho pode variar de poucos meses a alguns anos, já que depende da resposta do organismo do indivíduo e também da intensidade aplicada pelo ortodontista na hora do ajuste mensal do aparelho.
Muitos adultos temem utilizar esse tipo de aparelho, já que ele pode influenciar na qualidade do sorriso durante o tratamento, mas vale lembrar que também é possível optar pela versão estética, que consiste no uso de bráquetes transparentes e praticamente imperceptíveis.
Aparelho ortodôntico nivelador
O aparelho nivelador tem os mesmos objetivos de um aparelho fixo comum: corrigir o alinhamento dos dentes.
Esse tipo de aparelho apresenta uma vantagem significativa em relação ao tipo tradicional, já que é feito sob medida para o indivíduo, deixando seu uso mais confortável. Outra vantagem é que ele não necessita da aplicação de fios e bráquetes e é removível, o que facilita tanto sua condição estética quanto a de higienização dos dentes.
Seu tempo de utilização pode ser longo, já que a característica removível não permite que o aparelho aja 24 horas por dia na arcada dentária.
Aparelho ortodôntico lingual
O aparelho ortodôntico lingual também é uma variação do aparelho fixo que é posicionado do lado interno dos dentes, proporcionando não somente uma sensação estética mais agradável, mas também maior facilidade para o profissional em avaliar a estrutura da arcada.
Naturalmente, sua escolha em detrimento do tradicional aparelho fixo deve ser feita pelo profissional, mas é possível afirmar que ele pode tratar os mesmos casos de alta complexidade que os aparelhos convencionais.
Aparelho mantenedor de espaço
Esse é um aparelho específico para crianças e adolescentes que ainda estão passando pelo período de troca de dentes.
O mantenedor de espaço é utilizado no lugar de um dente de leite que foi perdido precocemente, mantendo o espaço aberto até o nascimento do dente permanente no lugar. O aparelho é posicionado e preenchido com uma camada de cimento orgânico, ocupando momentaneamente o espaço, sem permitir que os outros dentes permanentes se desloquem e alterem a estrutura da arcada.
Aparelho ortodôntico autoligável
O aparelho ortodôntico autoligável é uma das técnicas mais modernas de utilização desses materiais, já que ele não conta com a utilização das tradicionais borrachinhas nos bráquetes, reduzindo atrito e desconforto nos dentes.
A força utilizada para movimentação da arcada é bastante reduzida e aplicada constantemente pelo aparelho (dai vem o nome autoligável), permitindo não somente a redução da dor na hora do ajuste do aparelho, mas também um resultado mais rápido em prol do objetivo final do ortodontista.
Os resultados rápidos também resultam em menor tempo de utilização desses aparelhos e necessidade reduzida de visitas frequentes ao ortodontista.
Aparelho móvel
O aparelho móvel é a estrutura geralmente utilizada em crianças e adolescentes que têm discretas alterações no alinhamento dos dentes e que não necessitam de períodos constantes de aplicação de força para ajustar a arcada.
Como ele é removível, pode ser utilizado em horários que não prejudicam a vida social do indivíduo (como nos horários de estudo em casa, ou à noite na hora de dormir). Seu tratamento é, geralmente, por um período maior do que os demandados por aparelhos fixos.
Aparelho de expansão palatina
Muitas vezes, seu problema ortodôntico pode ser a estrutura reduzida do palato, que pode influenciar no espaço disponível para movimentação e nascimento de dentes fixos.
Esse aparelho trabalha somente na expansão do arco da mandíbula superior, sendo posicionada uma placa de plástico com pequenas estruturas metálicas no céu da boca, que sofre pressões regulares do ortodontista para o alargamento do espaço do palato.
Aparelho extrabucal
O aparelho extrabucal consiste no posicionamento de um aparelho fixo na arcada dentária, ligado por uma faixa móvel que se posiciona na parte de trás da cabeça e outra na frente, na altura do queixo.
Essa estrutura é extremamente importante para conter o crescimento do maxilar em pessoas que precisam organizar a estrutura da arcada prejudicada pelo excesso de espaço nessa região.
Agora que você já conhece os aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado, consulte um ortodontista de confiança para saber qual deles é o ideal para a sua arcada e melhore a qualidade da sua mordida e do seu sorriso!
Gostei muito do site. Informações que explicam o leitor a entender, com palavras de fácil entendimento.