Escovação na Criança
Antes de tudo, um bom hábito, quanto mais cedo aprendido, mais benefícios trará para a vida de uma pessoa. Com a saúde bucal da criança não é diferente, já que para os pequenos, os pais ou responsáveis são exemplos a serem seguidos. Portanto, nesse post, vou te dar algumas dicas que podem te ajudar na hora de criar o hábito da escovação na criança.
Seja o exemplo
Você vai precisar ser o modelo para o seu filho. Para que eles escovem os dentes após as refeições, faça o mesmo.
Adapte o ambiente à criança
Use um banquinho ou adapte algum objeto de casa para ajudar a criança a alcançar a pia. Se ela estiver aprendendo a bochechar e cuspir, odontopediatras sugerem o uso de um copo plástico para ajudar na tarefa.
Deixe ela segurar a escova desde pequena
A tendência dos pais é querer escovar os dentes dos filhos, para garantir uma escovação correta, não é mesmo? Pois o ideal é justamente o oposto.
Deixe que a criança escove os dentes sozinha, seguindo suas instruções (e as do dentista). Se for necessário, você pode finalizar a escovação na criança para garantir que os dentes estão limpos.
Transforme a hora de escovar os dentes em um momento agradável
Quando puder, chame a criança para escovar os dentes junto com você. Aproveite a oportunidade para se aproximar dela, pedir para que escove seus dentes e vice-versa. Sempre converse e nunca brigue. Quando elas compreendem que só a escovação regular pode evitar cáries, mau hálito, gengivite etc., tudo fará mais sentido para elas.
Recorra ao lúdico
Que tal incentivar seu filho a escovar os dentes do seu brinquedo, por exemplo? Ou ler histórias sobre o tema? Isso ajuda a despertar o interesse da criança para realizar a tarefa.
Gostou do artigo? Em caso de dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco clicando aqui. Até a próxima!