Muitas pessoas, por questões financeiras, podem começar um tratamento ortodôntico apenas na vida adulta. Mas mesmo sabendo da necessidade dessa intervenção, ficam receosas para começar o tratamento por acreditarem que ficarão com um aspecto “infantil” ao utilizar o aparelho, prejudicando a sua estética (“vou ficar com o sorriso metálico!”) . Outros possuem certas limitações profissionais para esse uso, como por exemplo lutadores profissionais e outras profissões que lidam com o risco constante de impactos na região facial, aumentando as chances de machucar a parte interna da boca caso acontecesse algum acidente no trabalho.
Você é uma dessas pessoas? Há uma técnica interessante para o seu caso: a ortodontia lingual. Saiba mais sobre ela e as vantagens para o seu tratamento!
O que é a ortodontia lingual?
É uma técnica ortodôntica na qual o aparelho fixo é colocado na face interna do dente. O seu nome se deve ao contato constante que os bráquetes têm com a língua — mas relaxe, eles não machucam essa região.
Pode parecer uma técnica nova, por não ser muito utilizada, mas ela existe desde os anos 70 e vem sendo aperfeiçoada desde então. Isso fez com que tanto os materiais quanto a técnica em si tornassem o tratamento mais confortável para o paciente.
A sua colocação é bem semelhante à do aparelho normal. Porém, é preciso fazer uma avaliação com o seu ortodontista para saber se não é uma técnica contra-indicada para o seu caso.
Quais são as suas vantagens de usar o aparelho invisível?
Estética do aparelho invisível
Esta é uma das principais vantagens. Como ele fica por trás dos dentes, dificilmente as pessoas notarão que você está fazendo um tratamento ortodôntico. Isso evita aquele desconforto de “aparência infantil” que muitos adultos relatam quando começam a fazer o tratamento.
Conforto do aparelho invisível
Com os 40 anos de pesquisa nessa técnica, diversos pontos dela foram melhorados, sendo um deles o tamanho dos bráquetes. Os mais modernos são menores e mais arredondados, incomodando menos o usuário no contato do aparelho com a língua.
Projeção dos lábios
Você já deve ter reparado que pessoas que acabaram de colocar o aparelho possuem uma projeção dos lábios. Isso se deve ao tamanho do bráquete. Como ele ficará interno, não haverá essa projeção — outro componente estético que costuma ser um dos mais reclamados por parte dos pacientes.
Menos invasiva e desconfortável
Por priorizar a não-extração de determinados dentes, para que se consiga o alinhamento desejado, configura-se como uma técnica menos invasiva. Além disso, por utilizar fios termoativados, é um aparelho que gera menos dor para o usuário após a sua manutenção mensal.
Poucos problemas do aparelho invisível na hora do almoço
É normal ver uma pessoa com alguma sujeira agarrada no bráquete enquanto almoça e conversa com os amigos. No entanto, esse fator gera uma preocupação enorme para quem está com o aparelho — muitos conversam apenas com a mão na boca, até irem ao banheiro fazer a higienização. Com a ortodontia lingual, esse problema não existe!
Há alguma desvantagem?
Desvantagens não, mas há alguns cuidados extras. A higienização é dificultada, por ser interna, o que exige maiores cuidados.
No período inicial, alguns fonemas podem ficar complicados para a pessoa pronunciar, mas isso é apenas durante o período de adaptação. Além disso, como falamos anteriormente, não são todos os casos que permitem a colocação do aparelho invisível.
Ficou alguma dúvida sobre o aparelho invisível e a ortodontia lingual? Descubra qual é o aparelho ortodôntico perfeito para você. Saiba mais.
Entre em contato conosco clicando aqui ou deixe-a nos comentários!