Fazer um tratamento de canal é algo bastante comum nos dias de hoje. Atualmente, temos as mais diversas técnicas para evitar que um dente seja perdido, mas em alguns momentos o dente não tem mais como permanecer onde está. Ele já se encontra tão estragado que nem mesmo fazer canal resolve a situação. Mas calma tudo nessa vida tem solução. Neste caso, um implante seria a melhor opção.
Os dentes são de extrema importância para a nossa saúde e dependemos deles para nos manter bem nutridos. Sem eles, o seu cardápio seria definido com a seguinte variação: papas, sopas e mingau! Que tal? Pois é, não parece muito agradável.
Então, a extração deve vir realmente como um último recurso e ficar sem um dente não é uma opção. Você pode até tentar, porém os outros dentes ficarão sobrecarregados, os mais próximos ficarão sem apoio e as dores podem aparecer.
O que é o implante dentário?
Para aqueles que acham que fazer um implante dentário é um bicho de sete cabeças, engana-se. O procedimento é simples, mas que como qualquer outra cirurgia exige um tempo de repouso e cuidados. O implante nada mais é do que um cilindro feito de titânio que é inserido abaixo da gengiva, dentro do osso. O pino tem que fazer a mesma função da raiz do dente que já foi perdida. O próprio cirurgião dentista coloca o dente no espaço que ficou vazio.
Colocar implantes não é doloroso já que é aplicada a anestesia local, a mesma que se usa para fazer qualquer tratamento dentário. Após o procedimento, são necessários poucos dias de repouso, na maioria das vezes um dia é o suficiente, e fazer o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.
Quando o tratamento de canal não é mais uma opção?
Nem todos os dentes são candidatos a um canal. Quando existe algum problema que atinge a polpa do dente aí a única estratégia para o tratamento é um implante. Em alguns momentos, a polpa pode estar tão inflamada que fazer um canal já não é mais uma opção. Além disso, há chances do dente rachar já que, na maioria das vezes, a coroa já está bastante destruída.
Isso ocorre mais pela falta de prevenção do próprio paciente. Muitos não vão ao dentista com a frequência necessária e só aparecem quando sentem dor. Nesse ponto, o dente e a raiz já podem estar bastante inflamadas e, dependendo do caso, o dente não pode mais ser salvo.
Quais as vantagens do implante dentário?
O implante tem muitas vantagens e entre elas está o fato de não exercer pressão nos dentes adjacentes como ocorre nas próteses. Já que eles estão se sustentando no osso de forma natural graças à cirurgia, não ocorre o desgaste dos dentes que ficam próximos.
Outro ponto positivo é fato do implante não precisar de manutenção após a colocação. As chances de ele rachar ou quebrar são mínimas, pois os dentes são feitos de material bastante resistente e naturalmente aceitável pelo nosso organismo, não ocorrendo qualquer tipo de rejeição.
Como você pôde perceber fazer um implante dentário é bastante simples, não é necessário se angustiar por conta disso. Fazer um tratamento de canal num dente que já está com a polpa bastante afetada pode trazer vários problemas futuros, principalmente a dor. Portanto, o melhor é resolver o problema de uma única vez e ficar com os dentes saudáveis.
E você, já teve alguma experiência com implante dentário ou tratamento de canal que queira nos contar? Nos mande uma mensagem clicando aqui ou deixe o seu comentário abaixo!
Artigo muito bem escrito, irei recomendar para os meus pacientes.
Obrigado.