Para garantir o sucesso e garantir a durabilidade, é extremamente necessário que alguns cuidados de manutenção de implantes dentários sejam frequentemente executados. Há certa crença de que os implantes não necessitam de nenhum cuidado diário, mas isso não é verdade.
Eles devem ser tratados da mesma forma que os dentes. Além disso, as precauções também influenciam a saúde periodontal!
Por isso, no post de hoje daremos algumas dicas de como funciona a manutenção dos implantes dentários. Confira!
Como higienizar em casa?
A escovação deve ser diária, preferencialmente após cada refeição. No entanto, sabemos que pode ser difícil, em meio a uma rotina cada vez mais atribulada, manter esse hábito.
Então, recomendamos um mínimo de duas escovações diárias, sendo uma delas necessariamente após a última refeição, pois, no sono, por não haver tanto fluxo de saliva, as bactérias encontram o ambiente propício para se proliferarem.
O fio dental também é extremamente recomendado e deve ser utilizado diariamente. Isso reduzirá consideravelmente a chance de peri-implantite, uma inflamação em volta do implante que ocasiona perda óssea.
Além disso, consulte seu dentista sobre quais tipos de produtos bucais você pode utilizar, pois alguns deles possuem abrasivos e agentes químicos que podem interferir na qualidade do material do seu implante.
Quando devo procurar o consultório do meu dentista para executar a manutenção de implantes dentários?
Avaliação dos tecidos
Com certa frequência, é necessário que você vá ao seu cirurgião dentista para que ele verifique a saúde do tecido ósseo e da gengiva em torno do implante. Assim, o profissional poderá perceber o sucesso do implante e tomar medidas caso algo não esteja ocorrendo bem.
Essa avaliação é essencial, pois, caso a perda óssea seja muito grande, você ficará impossibilitado de realizar novos implantes. Há pessoas que pensam que eles não necessitam de nenhuma manutenção, culpando o dentista por eventuais problemas.
Higienização profissional profilática
É a famosa limpeza de dente. Ela é executada por profissionais da saúde bucal e visa remover a placa bacteriana a fim de evitar cáries e doenças periodontais. Ela é importantíssima para evitar processos inflamatórios na gengiva.
O que utilizar para manter a qualidade do meu implante?
Prefira escovas de cerdas maciais;
Em alguns casos, podem ser recomendadas as escovas interdentais ou unitufos;
Use cremes dentais sem agentes abrasivos, presentes em alguns branqueadores;
Use fio dental;
Utilize enxaguantes bucais só com a recomendação do dentista.
Quais alimentos devo evitar?
Não há muitas restrições alimentares, entretanto, devem ser evitados alimentos muito duros, pois, por mais que os implantes utilizem alta tecnologia, eles estão sujeitos às mesmas avarias que um dente natural.
Neste caso, pense em como você cuidaria de um dente natural. Não pense em um implante como um “superdente”, imune a qualquer problema.
Percebe como é essencial a manutenção de implantes dentários? A fidelidade dele aos dentes é tamanha que ele necessita exatamente dos mesmos cuidados. Se você seguir essas recomendações, seu implante será extremamente duradouro.
Quer saber também quais são os cuidados pós-operatórios do procedimento de inserção de implantes dentários? Confira o nosso post!
Obrigada pelas informações sobre limpeza de dente. Obrigada!