As inovações no campo da odontologia caminham a passos largos, sempre em busca de resultados mais rápidos e mais satisfatórios, tanto para o cliente quanto para o dentista que acompanha o caso. Na área de ortodontia, por exemplo, é fácil perceber essa evolução considerando as técnicas para conquistar um sorriso perfeito, passando pelos diversos modelos de aparelhos com braquetes e fios até chegar nos aparelhos alinhadores, mais modernos e simples. No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre os alinhadores e seus benefícios para a sua saúde. Acompanhe-nos:
Alinhadores dentais, opção moderna e eficaz
Alinhadores são compostos por um sistema de placas de acetato que copiam o formato dos dentes. Como resultado, a movimentação dentária ocorre através da troca dessas placas em intervalos pré-definidos no início do tratamento, pois em cada alinhador existe uma pequena diferença (de no máximo 0,25 mm). Os alinhadores têm se tornado bastante populares no mercado, por serem removíveis, esteticamente agradáveis e confortáveis.
Indicações dos alinhadores dentais
A principal indicação para o uso dos alinhadores é substituir o aparelho fixo convencional, especialmente em pacientes adultos com dentição totalmente formada. Porém, ele não é indicado para todos os casos, sendo necessária uma avaliação de um profissional competente para determinar sua eficácia. Os alinhadores dentais podem ser indicados em casos de extrusões e intrusões dentárias, por exemplo, preparação ortodôntica em casos cirúrgicos, contenção, acabamento, apinhamentos leves e moderados, entre outros. Para esclarecer, ressaltamos que o sucesso do tratamento com alinhadores dentais depende muito da colaboração do paciente, portanto, o aparelho deve ser utilizado de 20 a 22 horas por dia, sendo retirado apenas para alimentação e limpeza dos dentes.
Benefícios dos alinhadores
O maior diferencial do sistema de alinhadores, para o paciente é a estética. Os alinhadores transparentes são praticamente invisíveis, podendo ser utilizados sem qualquer constrangimento por qualquer pessoa, não interferindo na autoestima e na imagem pessoal e profissional. Entre outros benefícios dos alinhadores dentais, se comparados com os aparelhos convencionais, podemos citar:
- Maior conforto, por não utilizar braquetes ou fios colados aos dentes.
- Por serem removíveis e trocados por novas placas a cada duas semanas, são mais higiênicos e possibilitam uma limpeza completa, não interferindo na escovação.
- Ausência de interferências na alimentação.
- Menor possibilidade de cáries, doenças periodontais, fraturas de restaurações e danos aos tecidos moles.
- Maior percepção do andamento do tratamento.
- Melhoria da cefaleia tensional, decorrente do bruxismo.
- Diminuição considerável no tempo de tratamento e na duração das sessões de manutenção — consultas clínicas mais curtas e espaçadas.
Custo x Benefício
A tecnologia de ponta e os novos recursos odontológicos para correção do alinhamento dos dentes estão cada vez mais acessíveis ao público em geral. Embora o alinhador mais conhecido (o Invisalign) ainda necessite de investimentos consideráveis por parte do paciente, existem hoje sistemas mais acessíveis que possibilitam que mais pessoas aproveitem essa técnica. O Esteti Align, por exemplo, é um dos alinhadores disponíveis no mercado com o melhor custo x benefício, possibilitando concluir o tratamento com todo o conforto proporcionado pelo alinhador, porém com o mesmo custo de um tratamento convencional. Apesar de parecer um procedimento simples, o tratamento com alinhadores deve ser indicado e acompanhado por um profissional competente para garantir bons resultados. Entre em contato com oDr. Túlio Andrade para fazer uma avaliação com um ortodontista qualificado e conhecer de perto os alinhadores dentais!