O implante dentário overdenture funciona como uma prótese total tradicional, mas é fixada com três ou quatro pinos de titânio, implantados na mandíbula superior e posterior. Na verdade, a overdenture atua como uma dentadura fixada por pinos.
Esse apoio dá mais estabilidade para a estrutura e permite que você coma maçã, pêras e pães sem receio. Além disso, o implante descarta a necessidade de utilizar adesivos, já que não corre o risco de escorregar dentro da boca ou deslizar para fora dela.
Já ouviu falar em implante dentário overdenture? Tem dificuldades para se adaptar às próteses totais convencionais? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os implantes overdenture!
Como é feito o implante dentário overdenture?
O ortodontista fará uma análise da arcada dentária para verificar onde existe estrutura óssea para colocar os pinos de titânio. No dia do procedimento, o profissional aplicará anestesia local para que o paciente não sinta dor.
Em seguida, o cirurgião dentista insere os pinos de titânio, que têm como função substituir a raiz do dente. Por último, a prótese é fixada nos pinos.
O sistema utilizado é o o’ring ou as barras de apreensão. O primeiro utiliza pinos-fêmeas na dentadura e pinos-machos na mandíbula, já o outro, é preso com o sistema barra-clipe.
Prótese
A prótese em si é produzida em acrílico e os dentes, em porcelana. Na verdade, existem outros materiais que ficam parecidos com os dentes naturais, mas encarecem o preço do tratamento.
Vale lembrar ainda que a prótese deve ser higienizada para evitar infecções, pois os pinos são fixados no osso. Além disso, o procedimento é uma pequena cirurgia e cuidados devem ser tomados no pós-operatório. Portanto, é importante seguir as orientações médicas para uma recuperação rápida e descomplicada.
Quais as vantagens do implante dentário overdenture?
A principal vantagem é a estabilidade que já havíamos comentado no começo do artigo. A overdenture é mais segura, mais retentiva que as dentaduras comuns e também ajuda a preservar o osso remanescente. Além disso, a mastigação é mais fácil que nos modelos convencionais e a fonética do paciente não é tão alterada.
E as desvantagens?
A overdenture tem o valor mais alto que as dentaduras comuns e também um procedimento de aplicação mais demorado, já que envolve tratamento endodôntico e restauração dos dentes e das raízes suportes. Outro fator é a necessidade de uma manutenção atenta, já que a prótese não é completamente fixa e necessita remoção diária para higienização.
É necessário manutenção?
Sim, durante o primeiro ano é recomendado fazer três visitas ao dentista. Nesse período, é importante que se estabeleça um diálogo entre o médico e o paciente, com o objetivo de avaliar o conforto de sua prótese. Para que os problemas ocorridos durante a implantação sejam resolvidos de forma rápida.
Nos anos seguintes, a visita ao consultório pode ser realizada a cada 6 meses para pacientes com boa saúde bucal e a cada três meses, para aqueles com problemas periodontais. A manutenção depende também da limpeza oral do paciente.
É importante utilizar escovas retas, fio dental, creme dental pouco abrasivo para evitar o desgaste dos dentes e antissépticos bucais. Um cuidado especial deve ser dado aos pinos acima do implante. A prótese deve ser higienizada fora da boca e deve-se evitar colocá-la em superfícies desprotegidas
Conseguirmos tirar todas as suas dúvidas sobre implante overdenture? Se ainda restou alguma, pergunte nos comentários ou clique aqui para nos enviar uma mensagem!
BOA TARDE DR. TÚLIO,
GOSTEI MUITO DE SUAS EXPLICAÇÕES, REF. Á PRÓTESE OVERDENTURE. ESSA PROTESE TEM O PALATO ?
Olá, tudo bem? Sim, a prótese overdenture tem o mesmo tipo de palato! A diferença é que ela tem uma melhor fixação dando mais segurança para mastigar carne por exemplo!
Me envie uma mensagem para que possamos seguir a comunicação via whatsapp!
Túlio Andrade