4 procedimentos a se fazer antes de colocar um aparelho ortodôntico

Ortodontia Lingual

Hoje em dia, colocar aparelho ortodôntico é uma tarefa super simples. Antigamente, poucos tinham acesso e o tratamento parecia complicado, mas agora praticamente todos podem colocá-lo.

Por isso, surgem diversas dúvidas extremamente comuns e você não deve se envergonhar caso já as tenha tido. Ao contrário das intervenções médicas, as odontológicas não recebem cobertura da mídia. Existem procedimentos prévios à colocação do aparelho ortodôntico, como a retirada de moldes, o raio X e exames com ortodontistas, que são processos importantes para a eficácia do treinamento.

Terá que usar aparelho ortodôntico? Não sabe se deve procurar diretamente um ortodontista ou consultar um dentista generalista antes? Quer saber qual exame precisa fazer para esse tipo de tratamento? Responda a essas dúvidas com o nosso artigo de hoje!

1. A consulta ao ortodontista

Esta é uma dúvida muito frequente: qualquer dentista pode colocar um aparelho ortodôntico e fazer seu acompanhamento? Não! Caso seu dentista regular verifique a sua necessidade de utilizá-lo, ele o encaminhará a um ortodontista.

Vamos fazer uma analogia: você acha que seria eficiente se você fosse a um psiquiatra para tratar um problema renal? Não, pois nefrologia é uma área e neurologia é outra. Apesar de tanto o dentista quanto o ortodontista trabalharem com a região bucal, o modo como cada um a vê é completamente diferente.

2. O exame clínico

Conforme dissemos, normalmente as pessoas não procuram um ortodontista imediatamente, elas são encaminhadas por seus dentistas referência. Além de avaliar a necessidade da intervenção com aparelho ortodôntico, eles tratarão lesões e enfermidades que impedem o seu uso.

É impossível começar um tratamento ortodôntico, por exemplo, caso a pessoa esteja acometida com gengivite. Afinal, a instalação do aparelho ortodôntico causará muitas lesões e sangramentos, que podem contribuir para um agravemento significativo do quadro da gengivite! As cáries também deve ser tratadas, pois o tratamento pode tornar difícil o acesso a elas e a perda de um dente pode comprometer o processo.

3. A documentação ortodôntica

Documentação ortodôntica é um conjunto de exames feito para avaliar e planejar o seu tratamento ortodôntico. Com ele, é possível diagnosticar o estado em que se encontra a sua arcada dentária e verificar as intervenções necessárias, assim como o tipo de aparelho ortodôntico a ser utilizado.

Ela é uma segurança para você e para o seu dentista! Caso algum procedimento seja feito de maneira incorreta, você pode utilizá-la como prova. O dentista também estará se protegendo contra eventuais mudanças no rumo do tratamento.

4. Exames a se fazer

Nornalmente, só percebemos a vantagem deste tratamento quando conhecemos alguém que já colocou um aparelho ortodôntico e vemos o resultado. Por outro lado, há procedimentos anteriores muito importantes.

Dentro da documentação ortodôntica, constarão os seus exames: os mais comuns são os raios-X. Eles informarão a posição e a inserção de cada um dos dentes da sua arcada.

Desconfie de qualquer ortodontista que não peça esse exame, ele é o “hemograma” dos ortodontistas. Em alguns casos, um ultrassom também poderá ser recomendado para regiões que se encontram inatingíveis.

Ainda ficou alguma dúvida? Não deixe-a passar em branco. Comente aqui no nosso post, teremos prazer em ajudar!

1 thoughts on “4 procedimentos a se fazer antes de colocar um aparelho ortodôntico

Deixe um comentário