O aparelho ortodôntico ou aparelho dental é o tratamento ideal para garantir um sorriso bonito e alinhado para o resto da vida!
Entretanto, como qualquer outro tratamento a longo prazo, o aparelho ortodôntico exige um acompanhamento regular e minucioso do seu dentista para que os resultados sejam perfeitos.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância da manutenção do seu aparelho dental (seja ele móvel ou fixo) para que você entenda porque não deve faltar às consultas de rotina com o seu ortodontista. Vamos lá?
Ajustes de acordo com mudanças na arcada
O objetivo de um aparelho dental é te ajudar a organizar o posicionamento dos seus dentes, por isso, frequentemente, sua arcada estará se reestruturando, e essas movimentações devem ser acompanhadas de perto por seu ortodontista.
Como a posição dos dentes muda com a pressão fornecida por esse tratamento, é preciso que o dentista ajuste o aparelho de acordo com as alterações da sua arcada dentária a fim de que ele continue atuando na estrutura do seu sorriso.
Quando não ajustamos o aparelho, deixamos de nos beneficiar de sua ação nos dentes que ainda estão fora da posição normal na arcada.
Acompanhamento do tratamento
Todo tratamento a longo prazo precisa ser acompanhado de perto por um profissional. O dentista precisa saber exatamente se o aparelho que você está usando está sendo capaz de fornecer os resultados ideais para o seu quadro clínico.
Por isso, a visita de manutenção do aparelho é também uma oportunidade para o ortodontista verificar se é preciso mudar a estratégia de ação na sua arcada dentária ou se as mudanças estão acontecendo dentro do planejado.
Esse acompanhamento permite que seu resultado final seja mais satisfatório.
Avaliação da estrutura do aparelho
Aparelhos fixos ou móveis, apesar de elaborados para resistir a qualquer pressão oferecida pelos dentes, pelo ato de mastigar ou pela boca, também podem ter suas estruturas danificadas em alguma situação atípica.
Quando realizamos a visita de manutenção, o dentista também tem a possibilidade de verificar se as estruturas do aparelho estão bem-conservadas e se estão conseguindo agir bem na movimentação da nossa arcada dentária.
Se o ortodontista identificar alguma alteração indesejada na estrutura do aparelho, ele irá agir rapidamente para consertar o problema.
Acompanhar a saúde bucal
Pacientes que usam aparelho (especialmente os modelos fixos), podem ter maiores dificuldades de manter a higiene bucal — situação que pode afetar gravemente a saúde dos dentes e de outras estruturas na região da boca.
A visita de manutenção também serve como uma ótima alternativa para o seu dentista acompanhar como anda a sua saúde bucal, podendo intervir quando for identificado algum problema que possa resultar em lesões indesejadas na região.
Essa consulta também é uma oportunidade para o paciente tirar suas dúvidas sobre a higienização e reaprender as práticas de limpeza do aparelho.
Realizar a manutenção regular do seu aparelho ortodôntico é a única maneira de garantir resultados satisfatórios durante o período do tratamento.
Pacientes que negligenciam a visita de manutenção podem ter que aumentar o tempo de utilização do aparelho, como também sofrer consequências de uma movimentação inadequada da arcada.
Para evitar que isso aconteça, visite regularmente o seu ortodontista!
Você ainda tem dúvidas sobre a importância da manutenção do seu aparelho dental?
Entre em contato com a gente ou deixe seu comentário abaixo!
Excelentes artigos. Parabéns